Grupo de Sonhos

Data limite de inscrição: 9 de Maio*

Data de início do grupo: 11 de Maio

Horário: Terças-feiras, das 20:30 às 22:00

*ou até todas as vagas estarem preenchidas.


Dur-an-ki é um palavra mesopotâmica que descreve o espaço em que o céu e a terra se cruzam. O nosso grupo de sonhos é um primeiro projeto com o propósito de fazer essa aproximação entre céu e terra, o sagrado e o telúrico, o material e o imaterial.

PASSE TERRA

Passe de grupo

90€

Acesso ao grupo de sonhos semanal durante três meses.

PASSE CÉU

Passe de acompanhamento individual

350€

Acesso ao grupo de sonhos semanal durante três meses

6 sessões individuais de exploração de sonhos e astrologia com o Simão Cortês (duas de 90 minutos, quatro de 60 minutos num total de 7 horas de acompanhamento)

Acesso às gravações do curso “Dreams and the Sacred” dado no centro inglês Myth, Cosmology and the Sacred (as gravações estão em inglês)

Grupos de sonhos são espaços que permitem que várias pessoas possam, num espaço seguro e de intimidade, partilhar os seus sonhos e explorá-los. Apesar de o trabalho com sonhos ser associado na nossa sociedade à psicologia, existem grupos de sonhos organizados por todo o tipo de pessoas e por várias razões.

A abordagem do nosso grupo de sonhos é fundamentalmente espiritual e tem como objetivo explorar e compreender aquilo que Jung denominava a “exigência moral do símbolo”. Ou seja, mais do que perceber o que sonhos significam, parece-nos que o trabalho com sonhos deve focar-se naquilo que o sonho pede de nós.

A interpretação dos sonhos era um assunto de profunda importância nos povos antigos da Europa, do Médio Oriente e do Norte de África. Alguns dos textos mais antigos a que temos acesso, como o Épico de Gilgamesh, incluem consequências pesadas para quem se esforça para deturpar a interpretação de um sonho por motivos pessoais. Também a biografia de Júlio César, por Plutarco, inclui a morte de César no contexto do seu esforço explícito de ignorar o sonho premonitório da mulher.

Procurar entender um sonho é, em última análise, um processo de entrar em diálogo com uma imagem. Essa imagem tem uma integridade e realidade própria, e algo que quer transmitir. Grupos de sonhos são espaços para dar voz a essa imagem.

Um dos principais objetivos do grupo é utilizar diferentes técnicas apropriadas para um contexto espiritual fora da consulta de psicologia para aprofundar a relação entre sonhador e sonho. O grupo será dirigido pelo Simão Cortês e pela Niara Martins.

O grupo de sonhos Duranki tem dez vagas mas podemos abrir outros grupos caso haja procura. Os encontros são semanais às terças-feiras entre as 20:30 e as 22:00 por Zoom. A duração de cada grupo é, em princípio, três meses.

Apesar de irmos tentar fazer uma distribuição justa da palavra por todos os participantes do grupo, não será possível que dez pessoas partilhem o seu sonho todas as semanas, tendo de haver um equilíbrio de participação. Por causa disso, existe também a possibilidade de um acompanhamento individual com o Simão Cortês. Neste caso, para além do grupo semanal existe um encontro quinzenal com o Simão durante os três meses para discutir sonhos individualmente, usando algumas técnicas do grupo de sonhos e um foco maior na astrologia e no mapa astrológico.  

MARCA JÁ O TEU LUGAR!


Simão

Simão Cortês tem uma experiência variada na área dos sonhos. Faz parte de grupos de partilha de sonhos desde 2017, tendo posteriormente dedicado uma dimensão considerável do seu trabalho académico aos sonhos. Foi professor assistente da cadeira “Dreams and Dream Interpretation” da licenciatura em Psicologia da Christ Church University, e deu vários cursos sobre sonhos abertos ao público leigo, tanto em inglês como em português, e está de momento a completar uma certificação de investigador na área de sonhos com a IASD (Internation Association for the Study of Dreams). Para além disto tem vindo a estudar a relação entre simbologia astrológica e simbologia de sonhos, utilizando tanto o mapa natal como mapas horários para explorar sonhos.

Niara

Niara Martins faz parte de grupos de partilhas de sonhos desde 2017 tendo estudado e aprendido diversas técnicas que misturam trabalho de sonhos com criatividade e produção artística. O seu foco principal são práticas de embodiment, tendo feito um curso de Dramaterapia pela a Universidade de Roehampton e estando de momento a completar formação em Neuro-Dramatic Play com a Dr. Sue Jennings. Está também a desenvolver, com Jo Feijó, uma metodologia teatral com base em trabalho com sonhos.