Simão


O meu nome é Simão Cortês. Comecei a estudar astrologia em 2013 com o astrólogo João Medeiros na escola CEIA – Centro de Estudos Integrados de Arquétipos. A astrologia como forma de compreender o mundo, os outros e nós próprios tem sido a minha paixão desde aí. 

Desde 2016 que trabalho como astrólogo profissional, o mesmo ano em que ganhei o “Concurso Nacional de Estudante de Astrologia” com o artigo “Real e Irreal: Mundos Convergentes”. Também comecei a dar aulas de astrologia no CEIA esse ano.

Em 2017 mudei-me para Canterbury, no Reino Unido, onde ainda vivo. Desde que me mudei para aqui que tive a oportunidade de estudar com alguns grandes nomes da astrologia internacional como o Geoffrey Cornelius, a Maggie Hyde e a Angela Voss.

Os meus artigos foram publicados em diversas revistas de astrologia como o Astrological Journal em Inglaterra, a Astrolábio no Brasil e os Cadernos de Astrologia em Portugal. Também já apresentei o meu trabalho em diversas conferências e festivais internacionais como o “Primeiro Congresso Internacional de Astrologia” na Maia, a conferência online de astrologia CINAT, o Festival Saturnália do Brasil ou as tertúlias da Astrolusofonia.



Desde 2017 que tenho feito formação em trabalho com sonhos e explorado diversos grupos de partilha de sonhos. Na faculdade estudei interpretação de sonhos no departamento de psicologia como opcional do meu doutoramento, tendo mais tarde decidido dedicar todo o meu trabalho académico a esse tema e tendo-me tornado professor assistente dessa cadeira. Estou também a completar uma formação em sonhos e investigação sobre sonhos com a IASD (International Association for the Study of Dreams). Já fiz parte de diversos grupos, formais e informais, de partilha de sonhos e também já dei aulas sobre o assunto ao público leigo tanto em Portugal como no Reino Unido.

Para além da minha carreira como astrólogo tenho vindo a desenvolver uma carreira académica desde 2012. A minha formação original foi em Linguística, tendo trabalhado em dois laboratórios de ciência cognitiva, um na Universidade de Lisboa e o outro na Universidade de Harvard. Em 2017 mudei o meu foco académico e fiz um mestrado em ciências da religião chamado “Mito, Cosmologia e o Sagrado” na Universidade de Canterbury ChristChurch. De momento sou professor neste programa onde ensino sobre assuntos como a história da astrologia, interpretação de sonhos, misticismo antigo, religiões com práticas de incorporação e espiritualismo.

De momento estou envolvido em projetos que formam uma teia com alguns dos melhores praticantes de astrologia em Portugal e que estão no centro de uma energia renovada que a astrologia portuguesa está a re-encontrar.


Photo by Daniel Lienert from Pexels


Para além do Duranki estou envolvido nos seguintes projetos:

CEIA

O Centro para Estudos Integrados de Arquétipos é uma escola de astrologia fundada pelo João Medeiros que oferece cursos tanto presenciais como online. Tem um currículo incrivelmente completo, respeitando tanto linhas modernas como tradicionais. Com 19 módulos presenciais e 12 módulos online (e em expansão), o CEIA oferece uma visão de conjunto das mais variadas práticas astrológicas, tendo já formado grandes nomes da astrologia nacional.

Programa Ser

O programa Ser é um programa inovador fundado pelo João Medeiros que cria uma sinergia entre coaching, astrologia, pensamento sistémico e diversas outras práticas espirituais. Envolve um ano de acompanhamento pessoal para cada participante, e é absolutamente único no mundo em termos tanto de escopo como profundidade.


Photo by Rakicevic Nenad from Pexels


Astrolusofonia

A Astrolusofonia é um projeto fundado pela Alexandra Rua e o Luís Gomes que tem como objetivo juntar astrólogos de língua portuguesa para que possam partilhar os seus conhecimentos e trabalho de forma ativa e gratuita. Tem um grupo de telegram onde muitas coisas acontecem e tertúlias mensais onde um astrólogo apresenta um tema para discussão.  

O Céu e as Humanidades 

O Céu e as Humanidades é um projeto de lives mensais no instagram que juntam três astrólogos: eu, a Alexandra Rua e a Filipa Araújo. Todos nós temos, para além da nossa carreira em astrologia, experiência nas humanidades sendo eu professor de ciências da religião, a Alexandra advogada e a Filipa professora de português. O objetivo destes projetos é situar fortemente a astrologia no contexto das humanidades em geral e explorar temas da história, literatura e filosofia com uma vertente astrológica.



Instagram

A minha página profissional do instagram @sc.astrology é muito ativa e tem várias séries educativas em torno de temas filosóficos e práticos. Todos os dias é postado novo conteúdo numa tentativa de contribuir para o aprofundamento do trabalho astrológico em língua portuguesa.

Myth, Cosmology and the Sacred

O centro para o estudo do Mito, da Cosmologia e do Sagrado é um centro educacional inglês que reúne alguns dos nomes mais proeminentes que se esforçam por unir espiritualidade e pensamento académico. Oferece vários cursos a preço acessível bem como uma publicação periódica. 


Photo by Rakicevic Nenad from Pexels